Aproveito esta data especial, p/ a 1ª postagem:

Dizem q amizade é algo recíproco.
Pra mim, é um paradoxo: se por um lado uma boa amizade exige uma via de mão-dupla, por outro aprendi que às vezes somos amigos sozinhos. Explico-me:
Vejo que cada qual tem um conceito de amizade; eu também tenho o meu e não posso dizer que seja o certo: apenas é meu!
Para mim, amizade parte de sentimento. Não importam interesses, gostos, semelhanças, um ponto em comum... Tudo é secundário. AMIZADE IMPLICA EM AMOR! Ou ao menos afeto, para dar início.
Entendo que amigo é alguém que eu AMO, que ACEITO como é, que me faz falta, seja para um lanche, uma piada, um conselho; seja para risos ou lágrimas; alguém com quem eu tenha vontade de falar qualquer coisa ou de quem eu queira ouvir; alguém que cuide de mim, ou que me dê vontade de cuidar, que desperte minha preocupação, meu zelo; com quem eu queira teclar, dançar, festejar, abraçar, apertar ou simplesmente ficar perto...
E o amor é dom! É gratuito!
Não depende da minha vontade. Não sou eu que decido amar: amo porque amo, independente do meu querer. Quem dera houvesse um botão pra desligar, não é mesmo? Mas não há! Não se escolhe. Ou eu tenho a capacidade de amar, ou não tenho. Ou esta capacidade é larga, ou é curta. É verdade que sempre há formas de ampliar este dom, de aprender a amar mais a si, à família, aos amigos, ao marido (esposa, namorado, noiva...), ao mundo!
Mas uma vez que se aprende a amar, já não se desaprende (pelo menos eu já tentei e não consegui).
É gratuito porque não exige algo em troca, não há condição. A expressão máxima deste amor é o amor de Deus por nós, que nos aceita com todas as nossas falhas e limitações, nos amando infinitamente!
Mas talvez o exemplo mais claro seja o da mãe: uma gestante ama seu filho sem vê-lo, sem saber que tipo de pessoa ele será. Feio ou bonito, esperto ou não, ela o ama! Não há mãe que diga “se for um bom filho, hei de amá-lo”. Não!! Pelo contrário, ela o ama desde o início, antes de conhecê-lo! Justamente porque o amor é incondicional: independe de merecimento.
Por isso não se deixa de amar alguém pelo simples fato de a pessoa não merecer tal amor. Podemos até “cortar” da lista um mau amigo; mas isso não ativa o botão “desamar”. Bem que gostaríamos de que fosse tudo tão simples e automático assim...
Daí porque digo que posso (e de fato o sou em alguns casos) amiga sozinha. Porque o outro não pode anular meu amor só por não se dispor a recebê-lo (embora o tempo desgaste um amor não “alimentado” ou “cultivado”). O amor que trago no peito é largo, é variado e é meu!
Graças a Deus há muitas pessoas a quem amo: tenho muito destes amigos que valem por familiares! E a maioria deles me presenteou com sua amizade (sem que isso seja uma devolução, pois não se paga aquilo que é gratuito).
E agradeço muito por cada um de vocês na minha vida (embora digam que carinho não se agradece)! Por vocês vim aqui desejar meu FELIZ DIA DO AMIGO!!!
Mas se há quem não se importe muito em ser amado, e eu nada posso fazer, a não ser continuar amando, ainda que quieta, calada ou até chorando.
Uma vez que amor não é escolha, não tenho culpa de ter amor pra dar.
Mas se há os que não aceitam este amor, tão pouco é minha a culpa. “Amo porque amo”. Não há explicação (“quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?”).
Mesmo assim lhes desejo um feliz dia do amigo também, pois alguém nesta vida deve receber a amizade de vocês.
E garanto, continuo a AMÁ-LOS todos (os que são meus amigos e os que não são) e a ser a amiga disposta a acolher, abraçar, ouvir, aconselhar, consolar, chorar junto, dividir, corrigir, aceitar...
“TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS”.

Artigos Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...